Barbara Ferreira

Sébastien Auguste Sisson: Precursor dos Quadrinhos no Brasil

Sébastien Auguste Sisson - Espaço Expositivo Barracão de Imagens - Rio de Janeiro - Brasil - 30 nov a 21 dez 2013.

0

Esta foi a primeira exposição do Instituto Cultural que criei para preservar e disseminar a memória do artista francês Sébastien Auguste Sisson.

A convite de Luciano Magno, pesquisador e curador da Bienal Internacional de Caricatura, idealizei a exposição sobre o pioneirismo de Sisson na arte da caricatura a fim de fazer parte da programação da Bienal.


convite-web


Duas das revistas ilustradas do século XIX continham caricaturas de autoria do artista e ainda, a publicação da primeira história em quadrinhos brasileira. Meu trabalho inicial foi organizar este conteúdo histórico e a partir dai, criar a exposição.


projeto-web


hq-web


Contei com o apoio dos alunos do curso de design de exposições do Parque Lage na montagem do evento. Algumas das aulas aconteceram no próprio espaço expositivo onde eles, sob orientação dos mestres Luis Alberto Zuñiga e Cintia Kury puderam planejar e executar a montagem como exercício de conclusão do curso.


montagem1-web


montagem2-web


A exposição apresentou um vasto conteúdo histórico distribuídos em painéis suspensos, painéis luminosos e projeção audio visual em um espaço alternativo na Lapa, na mesma rua onde o artista morou no século XIX.


expo1-web


expo2-web


expo3-web


expo4-web

Uma das principais atrações da mostra foi a criação e exibição do vídeo “Caricaturas & Charges – S.A. Sisson”, feito por Christian Sisson – curador na mostra junto comigo e tataraneto do artista –, que revisitou, em formas de imagens contínuas, numa narrativa de desenho animado, da época do cinema mudo, algumas das caricaturas e charges do artista francês publicadas em 1855 e 1856 no Rio de Janeiro, nas revistas O Brasil Illustrado e L’Iride Italiana.